Universidade
Federal de Roraima
|
|
Centro de Educação
Curso
de Pedagogia
PLANO
DE ENSINO
|
PRÉ-REQUESITO
|
CÓDIGO
|
DISCIPLINA
|
CARGA HORÁRIA
|
------------
|
PE419
|
Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação
|
60
|
PROFESSOR(A)
|
SEMESTRE LETIVO
|
HORÁRIO
| |
Teresa Kátia Alves de
Albuquerque
|
2013.1
|
Sexta-feira: 18:00 às 22:00
horas
|
EMENTA |
A Mídia e a Educação implicações e
repercussões na sociedade e na escola.
Problematizar e tratar sobre a apropriação das novas tecnologias na sociedade
contemporânea, bem como estabelecer estudos sobre o uso destes recursos na
educação, concepções, teorias, tendências e metodologias. Educação à
Distância: princípios, métodos e organização pedagógica da Educação à
Distância.
|
MÊS/DIA
2h/aula
|
No DE AULA
|
OBJETIVO
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
|
Maio
Dias: 10, 17, 24,
31
Junho
Dias: 7, 14, 21, 28
Julho
Dias: 5, 12, 19, 26
Agosto
Dias: 2, 9, 16, 23, 30
|
60 aulas 1h/aula
|
-
Conhecer os conceitos básicos e avançados das tecnologias mais utilizadas na
educação, bem como discutir sobre as novas competências necessárias ao
educador do futuro.
- Analisar o potencial dos
programas governamentais e de outras propostas significativas, para a
implementação e dinamização do uso das tecnologias nas escolas.
- Oferecer subsídios aos
professores no que diz respeito a projetos de ensino e aprendizagem com o uso
das novas tecnologias no ambiente escolar.
- Utilizar pedagogicamente o
blog na publicação de: conteúdo curricular, apoio às atividades de classe,
registro de projeto, disciplina.
|
- Tecnologia Educacional,
conceitos básicos, suas transformações e relações.
- Meios e tecnologias de comunicação e informação na
sociedade e na educação escolar: breve histórico da Informática no Brasil
- Mídias na Educação
- As tecnologias contemporâneas no contexto de trabalho:
O Rádio Escola, o TV Escola, Internet,
- Pedagogia dos projetos
- Uso do Blog como uma ferramenta pedagógica.
- Divulgar
os trabalhos pedagógicos por meio do blog: extos, filmes, animações, entre
outros.
- Criar um
blog que atenda a quatro requisitos básicos: possuir objetivo claro; público alvo;
conteúdo; e manter atualizado.
|
METODOLOGIA
|
Aulas teórico-práticas. Análise de textos e comunicação via Internet
sobre o conteúdo. Produção de audiovisuais e multimídia. Estudos de campo em
Secretarias Estaduais ou Municipais de Educação e/ou junto a algumas unidades
escolares da cidade. Apresentação de Seminários. Criação de blog.
|
AVALIAÇÃO | INSTRUMENTO | DATA DE ENTREGA |
Serão
realizadas três avaliações
|
1. SEMINÁRIOS – Trabalho em
Equipe
|
Apresentações: 16/08/2013
Trabalho Escrito: 16/08/2013 |
2. BLOG PEDAGÓGICO –
Individual
| ||
3. TRABALHOS/AVALIAÇÃO –
Individual
|
Avaliação contínua
|
ALBUQUERQUE,
Teresa Kátia e MATTER, Nely.. Unidade 1 – Tecnologias e mídias contemporâneas
na educação. In: CAMPELLO, Sheila Maria Conde Rocha e GUIMARÃES, Leda Maria
de Barros. Módulo 12 – Tecnologias contemporâneas na escola 2. Brasília:
LGE Editora, 2010.
BELLONI, Maria Luiza. O que é Mídia educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. COX, Kenia Kodel. Informática na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, 87).
FARIA FILHO, Luciano
Mendes. As novas Tecnologias e a Pesquisa em história da educação. Campinas, SP: Autores Associados; Bragança
paulista, SP: Universidade São Francisco, 2000.
FERRETEI, Celso João. O trabalho como princípio educativo frente as novas tecnologias.
Petrópolis, RJ : Vozes, 1994.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão &
Educação: fruir e pensar a TV. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
FOCKING, Gerson.
P.; ALBUQUERQUE, Teresa Kátia Alves de. Informática aplicada.
Palmas-TO: Instituto Federal Tocatins,, 2011 (Caderno de Informática).
LÉVY, Pierre. Cibercultura.
São Paulo: Ed. 34, 1999.
________O que é virtual. (trad. Paulo Neves). São Paulo:
Editora 34, 1996.
SAMPAIO, Marisa Narcizo; LEITE, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis: Vozes, 1999.TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: professor na atualidade. São Paulo: Érica, 1998.VALENTE, José Armando; PRADO, Maria Elisabette B. Brito; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini (org). Educação a Distância Via Internet. São Paulo: Avercamp. 2003.
Complementar:
LEVY, Pierre. A nova
relação com o saber. In <portoweb.com.br/PierreLevy>
MORAES; Maria C. O
paradigma educacional emergente.
3 ed. Capinas: Papirus, 1997.
MORAN, José M e MASSETO, Marcos
e BEHRENS, Maria Aparecida. Novas
Tecnologias e Mediação Pedagógica. 3 ed. Campinas: Papirus, 2000.
VALENTE, José Antonio (org). O
computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.
RAMALHO, José Antonio. Introdução à informática: teoria e prática. São Paulo: Berkeley, 2000. |
_______________________ ______________________________
Teresa Kátia
Alves de Albuquerque
Ana Claúdia
|
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir